Semana de Têxtil e Moda – Palestras do 2º dia

(Por Augusto Paz)

O segundo ciclo de palestras da Semana de Têxtil e Moda teve como tema a sustentabilidade e foi aberto por Miriam Pappalardo, designer de acessórios que já trabalhou com nomes tais quais Ronaldo Fraga e Jum Nakao. Miriam, que trabalha com refugos, explora materiais como vidro, jornal e madeira para criar suas peças de formas orgânicas e arquiteturais, ressaltou a importância do trabalho manual e pontuou a técnica como a maior aliada da intenção.

Em seguida, veio Ana Paula Passarelli, responsável pela divisão de mídias sociais da Fiveblu, marca pertencente à gigante do varejo digital, Dafiti. Ana explicou a dinâmica da comunicação em rede social e falou sobre a questão ética – um dos pilares da sustentabilidade – que envolve os blogs de moda. No fim das contas, conteúdo relevante e engajamento valem muito mais que uma baciada de cliques.

Encerrando a rodada de hoje, a jornalista Mônica Horta falou sobre o Movimento Ecochic Day, que visa a reunir entusiastas da filosofia verde e criadores de moda sustentável. Mônica destacou que o design ecológico tem grande potencial para se tornar o novo luxo. Não por seu preço, mas pelo que representam.

As palestras do dia falaram sobre assuntos que dizem respeito ao intangível na moda. O respeito às tradições, à ética e ao ambiente são temas cada vez mais recorrentes nas conversas sobre moda e estilo, afinal, vestir-se é também imbuir-se de valores.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Eventos, Moda, São Paulo, Têxtil, USP

Uma resposta para “Semana de Têxtil e Moda – Palestras do 2º dia

  1. Monica Horta

    Na verdade o Movimento Ecochic Day fomenta a adesão ao mundo sustentável. Nosso trabalho é fundamentado em cultura sustentável, e moda faz parte da cultura. Não falamos só de moda e sim de vários segmentos, inclusive economia criativa.
    Eu enfatizo que o novo luxo já está no mercado, e que todos devem tomar cuidado, porque tem gente pregando equívocos sérios, como por exemplo, que pra ser luxo sustentável tem que ser caro, e isso não tem o menor sentido.
    A gente falava de ecologia lá nos anos 70, hoje falamos em sustentabilidade, que é um conceito muito interessante, que envolve todos os aspectos das nossas vidas… ecologia é um termo limitado.
    Meu principal interesse é difundir os conceitos do mundo sustentável, e o Movimento Ecochic Day existe pra isso 🙂
    Adorei ter estado na USP.
    Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s